Quem Tem Nome Sujo Consegue Linha Pós Paga?
Quem Tem Nome Sujo Consegue Linha Pós Paga?
Saiba aqui se Quem Tem Nome Sujo Consegue Linha Pós Paga – Isso porque, ter o nome sujo é um inconveniente que atrapalha em diversas áreas da vida, inclusive na hora de se comunicar.
Afinal, para ter uma linha pós paga é assinado um contrato com a empresa de telefonia.
Mas será que as pessoas com o nome sujo conseguem linha pós paga?
Se você tem essa dúvida, confira tudo que separamos sobre quem tem o nome sujo consegue linha pós paga:
- Operadora pode negar linha para quem tem nome sujo?
- O que diz a ANATEL?
- Tive a linha negada: o que fazer?
- Nome negativado por dívidas com operadoras de telefonia
- Como limpar o nome?
Nome Sujo Consegue Linha Pós Paga – A Operadora pode negar?
Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) a operadora não poderá negar linha telefônica ao consumidor negativado no Serasa. Ainda segundo o material do IDEC, o que ocorre é:
- “Inadimplência: As prestadoras não podem negar-lhe o serviço se seu nome está em cadastro de inadimplentes. Ela deve indicar-lhe planos pré-pagos e/ou pós-pagos alternativos.”
Ou seja, você pode não conseguir o plano desejado, caso a operadora julgue que como inadimplente não haverá o pagamento por ser um plano caro.
No entanto, a operadora é obrigada a oferecer planos na modalidade pré-pago ou que sejam pós-pago mais acessíveis. De modo que o consumidor com o nome sujo possa ter linha telefônica.
Assim, o consumidor poderá escolher um dos planos da operadora em questão que possa ser condizente com sua situação financeira.
Portanto, a operadora nunca poderá negar uma linha telefônica. Podendo somente oferecer uma linha mais em conta ou na modalidade pré-pago.
Nome Sujo Consegue Linha Pós Paga – O que diz a ANATEL?
Segundo a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) os serviços de telefonia por serem considerados essenciais, têm de ser fornecidos a todos universalmente.
É por isso, que uma linha pré-paga sempre é oferecida ao invés da linha pós-paga, pois a Operadora tem de oferecer uma alternativa ao cliente caso não forneça uma linha pós paga.
Sendo assim, isso deve acontecer independentemente do tamanho de sua dívida, mesmo que tenha restrição de crédito em múltiplos órgãos de proteção.
Tendo em vista que todo cidadão tem direito a livre comunicação. E por isso, o serviço de telefonia nunca pode ser negado, tendo em vista que é um facilitador da comunicação.
Sendo a telefonia caracterizada como um serviço público de caráter essencial, de acordo com o que consta no artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor.
Portanto, o consumidor nunca pode ter o direito a linha telefônica negado por estar com o nome sujo.
Tive a linha negada: o que fazer?
Visitou uma operadora e teve a linha desejada negada? Ao consultar seu CPF o funcionário disse que não liberaria qualquer linha pós paga?
Então você deve perguntar o nome do funcionário, qual o cadastro dele na empresa e informar que fará uma denúncia no Procon.
Em geral, essa simples atitude é o suficiente para que o gerente apareça e resolva a sua questão ofertando a linha desejada.
Caso mesmo após informar que fará a denúncia a operadora continue negando a linha, procure seus direitos.
Uma ida ao Procon ou Defensoria Pública da sua cidade irá resolver a questão. De maneira que você possa passar a ter uma linha telefônica pós-paga e honrar os pagamentos da mesma.
Nome negativado por dívidas com operadoras de telefonia
Nos casos de consumidores que possuem o nome sujo por dívidas com empresas de telefonia a situação é diferente.
Nesses casos, a empresa poderá negar o direito de linha telefônica por entender que sofrerá calote na modalidade pós-pago.
Sobrando como alternativa para esse consumidor limpar o próprio nome ou adquirir linha na modalidade pré-pago.
No modelo pré-pago é possível adquirir linha em qualquer operadora, independente da situação de seu CPF. Tendo em vista que, esse é um tipo de chip o qual não causa risco de calote para a empresa.
Caso o consumidor deixe de utilizar a linha e pare de colocar crédito, ela será suspensa e a empresa poderá voltar a vender aquele número.
Portanto, é o tipo de chip que não pode ser negado ao consumidor portador de Identidade e que tenha dinheiro para comprar o chip.
Como limpar o nome?
Limpar seu nome é sempre o melhor caminho para evitar qualquer constrangimento. Mas para isso, é preciso seguir alguns passos, iniciando pela organização financeira.
Saber quanto ganha mensalmente e quanto deve é fundamental para iniciar o processo de limpar seu nome. De maneira que possa reduzir os custos e renegociar as dívidas para que elas deixem de ser um problema.
Ao começar a quitar aquilo que deve, mesmo que seja parcelado seu nome passa a ficar limpo. De maneira que você consiga adquirir qualquer linha pós-paga, mesmo que a dívida que está pagando seja com uma operadora.
Independentemente de qual seja a sua dívida, voltar a ter o nome limpo é fundamental para poder comprar e viver plenamente. Esse conteúdo te ajudou? Então VOTE e COMPARTILHE.