Quando devo fazer Portabilidade?
Quando devo fazer portabilidade?
A Portabilidade do seu número de telefone é um processo relativamente novo. E que por isso, ainda causa muitas dúvidas nos usuários.
Se você quer saber quando devo fazer Portabilidade, se vale a pena e muitas outras informações.
Então, confira agora tudo que separamos para você sobre Portabilidade:
- O que é Portabilidade?
- Como faço a Portabilidade?
- Estou me mudando de estado posso fazer Portabilidade?
- Portabilidade tem custo?
- Quando essa transferência vale a pena?
O que é Portabilidade
Antes de tudo, é importante entender afinal o que é Portabilidade de seu número de telefone. Essa é uma facilidade que passou a ser ofertada por todas as operadoras de celular.
Visando que, se o cliente desejar trocar de operadora e continuar com o mesmo número de celular, ele possa fazê-lo.
Dessa maneira, a pessoa não fica presa a uma operadora sem que possa aproveitar promoções e benefícios de uma concorrente.
O que faz com que o consumidor tenha direito de escolha. Independente de sua linha atual ser pré ou pós-paga. E independentemente de a transferência ser de uma linha pré-paga para uma pós-paga.
Qualquer que seja a transferência desejada pelo consumidor, poderá ser feita desde que o cliente tenha o desejo de fazer. Podendo inclusive se arrepender em até dois dias após a Portabilidade, voltando para a operadora antiga.
Como faço a portabilidade?
O processo de Portabilidade é bastante simples. A linha telefônica a passar pelo processo deve estar cadastrada em seu nome e CPF.
Se é uma linha pré-paga você não precisa se preocupar com nada. Basta ligar para a nova operadora para qual está migrando e solicitar a Portabilidade.
A própria operadora se encarregará de fazer toda a parte burocrática e você terá a sua nova linha funcionando em pouco tempo.
No entanto, quando é uma linha pós-paga, é preciso estar com todas as dívidas em dia para poder fazer a Portabilidade.
Estou me mudando de estado posso fazer Portabilidade?
Infelizmente não! Quando a Portabilidade é solicitada, você não consegue transferir o número para outro DDD.
Esse tipo de serviço só pode ser realizado dentro de uma mesma região. Portanto, ao se mudar de estado você precisará adquirir uma nova linha.
E nesse caso, terá que entrar em contato com as pessoas que você gosta para dar o seu novo número de telefone. Visando não perder contatos importantes.
No entanto, se preferir, poderá manter a linha antiga de for uma linha pré-paga. Podendo colocar créditos na hora que quiser e usar a internet nesse chip.
Caso você queira usar o chip de outro estado na sua atual residência, terá que pagar roaming em suas ligações. O que vai encarecer o custo de cada ligação.
Sendo nesse caso, mais viável ter dois chips que usar somente o chip da cidade em que morava. Se você vai ficar com a vida dividida entre duas cidades, um celular com dois chips é uma boa alternativa para economizar.
A Portabilidade tem custo?
Sim! Se você solicitou a Portabilidade para outra operadora, essa nova operadora poderá cobrar de você um custo.
A Portabilidade só não pode ser cobrada quando é relativa a endereço ou mudança de plano de serviço dentro da mesma operadora.
O custo de Portabilidade entre operadoras só pode ser cobrado uma vez. E em até dois dias após a Portabilidade acontecer o cliente pode desistir sem cobrança adicional.
Esse período de dois dias te dá à possibilidade de experimentar a nova operadora. De maneira que você possa avaliar se de fato ela oferece todos os benefícios prometidos.
Afinal, se a nova operadora não é tudo aquilo que você esperava, poderá desistir sem ônus. Caso goste, basta ficar com a sua nova aquisição.
É interessante lembrar, que essa transferência de número é desejada pela nova operadora. Por isso mesmo, cabe negociar para não pagar a taxa de transferência.
Quando essa transferência vale a pena?
Realizar a mudança de operadora vale a pena em muitos casos. Seja porque a nova operadora tem uma cobertura melhor na cidade, porque o preço é mais acessível ou por qualquer outro benefício oferecido.
Tendo em vista que você terá dois dias para testar a nova operadora e desistir sem ônus, não há muito risco nessa mudança.
O mais interessante é comparar as operadoras para que você possa economizar com telefonia. Tendo a melhor cobertura e os benefícios necessários para usar sua operadora de acordo com o seu perfil.
Sempre considerando se você gosta mais de acessar internet ou se seu uso é mais de ligação. Saber o seu perfil de consumo é uma das principais ferramentas que você vai ter para escolher o novo plano.
De maneira que essa troca seja muito benéfica para você. Que passará a ter melhor cobertura e mais facilidades na hora de se comunicar. Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então VOTE e COMPARTILHE.