Menor de idade pode ter uma linha de celular?
Menor de idade pode ter linha de celular?
Saiba tudo aqui se Menor de idade pode ter linha de celular – Com a comunicação sendo cada vez mais necessária no cotidiano, se tornou normal ver crianças e adolescentes com o celular sempre na mão.
Se você tem um filho e quer saber mais sobre linha telefônica para menores de idade, fique tranquilo.
Então, veja agora mesmo tudo que separamos sobre Menor de idade pode ter linha de celular:
- Quais os requisitos para ter uma linha de celular?
- Conscientize sobre a responsabilidade
- Celular é prejudicial para crianças?
- Existe idade ideal para ter o primeiro celular?
- Devo oferecer uma linha própria aos 18 anos?
Menor de idade pode ter linha de celular? Quais os requisitos?
Todo menor de idade pode ter linha de celular seja pré ou pós-pago. No entanto, para tal, é preciso que a linha esteja atrelada ao CPF de uma pessoa maior de idade.
Portanto, quem deseja oferecer um chip para o filho ou parente menor de idade deve fazer o cadastro da linha em seu próprio CPF.
Isso ocorre, porque ter uma linha de telefone significa uma responsabilidade financeira. Por isso mesmo, não há como um menor de idade sem renda ter uma linha telefônica.
Mesmo que o desejo seja por uma linha pré-paga. Tendo em vista que o trabalho infantil é crime, a grande maioria dos menores não tem renda fixa.
Por isso mesmo, são incapazes de manter a linha ativa e consequentemente isso gera a negativa de abertura de linha em seu próprio CPF.
Mas absolutamente nada te impede de adquirir a linha e entregá-la para o uso da criança ou adolescente.
Menor de idade pode ter linha de celular – Responsabilidade
Ter uma linha de telefone é uma responsabilidade que deve ser acompanhada pelos familiares. Tendo em vista que o menor de idade pode estar exposto a pessoas más intencionadas nas redes sociais.
Além disso, o uso precisa ser controlado por questões financeiras. Principalmente quando se trata de uma linha do tipo pós-paga.
Tendo em vista que, o uso excessivo irá causar problemas de rendimento escolar e também custos elevados para a família.
Considerando tudo isso, é importante que a família avalie se a criança está realmente pronta para ter sua primeira linha telefônica.
Visando não só o seu bem-estar como também um desenvolvimento com estímulos que vão além da tela de um celular.
Celular é prejudicial para crianças?
Muitas mães sentem necessidade de se comunicarem com as crianças quando estão em locais diferentes. No entanto, se preocupam se a utilização de celular é prejudicial para os pequenos.
Ao contrário do que se discutia nos anos anteriores, atualmente já é possível contar com celulares e tablets para oferecer estímulos saudáveis.
Obviamente continua sendo indicado que a criança não dedique longas horas de seu dia somente a ficar assistindo essa tela.
Quando existem outros estímulos como jogos offline, interação com outras crianças e o celular é somente para comunicar-se não há problema.
Além do mais, a criança precisa ser supervisionada no uso do celular e ter o estímulo dos pais para atividades produtivas com o aparelho.
Atualmente existe uma gama ampla de conteúdos educativos gratuitos que podem ser acessados pelo celular.
Portanto, nunca se deve definir como “celular é prejudicial” tendo em vista que isso depende diretamente do uso do aparelho. E que os pais possuem papel fundamental ao vigiar esse uso e orientar.
Existe idade ideal para ter o primeiro celular?
Depende diretamente da maturidade da criança ou adolescente. Por isso mesmo, cada caso deve ser analisado individualmente.
Além disso, depende também da disponibilidade de tempo que os pais possuem para orientar e vigiar esse uso.
Infelizmente existem pessoas de má índole que se aproveitam de crianças online. Seja para roubar dados do cartão de crédito de seus pais ou até mesmo para cometer atos libidinosos.
Por isso mesmo, é importante que toda a família ofereça o máximo de vigilância e orientação possível. Criança e adolescente não precisam ter privacidade, eles precisam de orientação.
Pensando nisso, nada de senhas ou apagar históricos, se o seu filho tem feito isso redobre os cuidados de vigilância.
Isso não significa ser chato, apenas significa que com amor você deseja orientar e cuidar para proteger seu filho de pessoas ruins.
Devo oferecer uma linha própria aos 18 anos?
Ao completar 18 anos é possível ter uma linha pré-paga ou uma pós-paga caso esse jovem já tenha renda comprovada.
No entanto, sendo uma pessoa que usa telefone ao longo dos últimos anos e está habituado a ter aquela linha, não há necessidade de troca.
A não ser que por algum motivo exista a necessidade de mudança de estado ou de operadora e o número não precise ser mantido.
Nesses casos, é positivo deixar a linha no CPF do jovem e orientar sobre essa nova responsabilidade em sua vida. Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então VOTE e COMPARTILHE.